A comunicação empresarial na era digital

Falar sobre a comunicação empresarial é preciso antes traçar um comparativo com o que era praticado em outras épocas. Com a chegada das estratégias digitais, a comunicação mudou bastante, e isso precisa ser entendido. O conceito, em si, mudou pouco, já que a proposta ainda é construir e preservar a imagem das marcas, das organizações, além de garantir que elas se comuniquem com o público-alvo.

Hoje, a tecnologia digital permite que as empresas sejam mais acessíveis pelo público, graças aos canais desse ambiente, como as redes sociais, e o dinamismo que eles permitem. Por isso, foi necessário que as companhias adaptassem a forma de falar, desde a linguagem até os canais de disseminação. Antes, interagir com uma empresa era possível por carta. Depois, passou a ser por email, mas hoje, um simples comentário em uma postagem pode render uma resposta da marca ou empresa.

Essa rapidez de retorno e maior proximidade gerou no consumidor a sensação de que ele hoje é mais do que simplesmente alguém que compra da marca. A mudança dessa forma como o consumidor se enxerga na relação com as empresas fez com que as marcas mudassem suas abordagens. É preciso estar mais próximo do público, permitir que ele tenha espaço no cotidiano da marca e, principalmente, possibilitar interações humanizadas. Isso é importante para que ele se sinta bem atendido, o que aumenta consideravelmente as chances de fidelização. Tudo isso, é claro, com o dinamismo e a agilidade que já é comum à era digital.

Esse é um impacto da tecnologia que faz toda a diferença para o negócio. Afinal, ao se aproximar e conhecer melhor o seu público, a empresa consegue tomar decisões mais acertadas, fazer o processo de marketing e vendas de forma mais direcionada, o que é essencial para que a estratégia do negócio tenha sucesso.

Modernizar a comunicação empresarial interna e externa com o auxílio da tecnologia é uma medida fundamental para que as empresas consigam se manter fortes, atuantes e competitivas no mercado.

Fonte: #NaPrática

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *