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Comunicação é fundamental para os negócios.

Uma das coisas mais buscadas dentro das organizações  é uma comunicação eficaz.

A comunicação não está ligada apenas ao fato de transmitir  algo. Ela consiste em fazer com que esta sendo comunicado seja entendido, sem que haja qualquer tipo de má interpretação da mensagem transmitida.

É dever de quem está se comunicando assegurar que sua mensagem será compreendida de forma clara e objetiva. Mas, porque isso é tão importante para as organizações? Quais os benefícios que uma comunicação eficaz pode trazer para as empresas?

Uma comunicação eficaz pode ser entendida como aquela que transforma as atitudes das pessoas. Se a comunicação apenas muda ideias, mas não provoca nenhuma mudança de comportamentos ou ação, então ela não atingiu seu resultado.

Por isso que é importante que as empresas entendam o quão valioso é ter uma comunicação eficaz, que seja clara e direta entre todos aqueles que fazem parte do negócio. É essa comunicação que garante o bom andamento dos processos, a execução das atividades e o alcance de resultados extraordinários.

Os benefícios de uma comunicação eficaz 

Aumenta a  autoridade e credibilidade da empresa

Se uma empresa se comunica de forma eficaz tanto com o público interno, quanto com o externo, com certeza ela sai ganhando em quesitos como credibilidade e autoridade.

Uma empresa que aparece, se posiciona, é aberta e transparente quanto a suas políticas e atividades, ganha mais respeito e destaque frente aos colaboradores e também aos clientes e à comunidade.

Por isso é sempre importante ouvir as pessoas, de qualquer setor, área ou comunidade e usar a comunicação empresarial para dar respostas mais humanas e satisfatórias a elas.

Aumenta o sentimento de pertencimento do funcionário

Manter uma comunicação constante e verdadeira com os colaboradores/funcionários é essencial para fazer com que eles se sintam mais importantes e reconhecidos como peças chave dentro da organização. Com a abordagem e os incentivos certos, logo eles perceberão que são fundamentais para a empresa e estarão mais dispostos a dar o seu melhor por ela. Isso acontece, pois eles enxergam que estão em um lugar onde existe transparência, objetividade, reconhecimento e espírito de cooperação.

fazendo aumenta a sensação de pertencimento e identificação com a empresa. O resultado? Um ambiente de trabalho harmonioso onde os colaboradores darão o seu melhor, defenderão a empresa e buscarão melhorias. Pois, uma equipe motivada e valorizada é mais produtiva e comprometida com os objetivos da empresa, transformando os colaboradores em verdadeiros aliados e porta-vozes do negócio e corresponsáveis pelo sucesso da organização.

Melhora a capacidade de negociação

Uma comunicação eficaz também é a chave para a equipe de vendas. Seja presencial, por telefone ou por canais na internet, a equipe de venda precisa estar preparada para convencer o cliente. Neste caso, a comunicação entra como estratégia de persuasão. Conduzir um bom diálogo, saber ouvir as necessidades do cliente e saber falar exatamente o que o cliente espera ouvir é a chave para o aumento das vendas.

Mais networking

Uma boa comunicação eleva as oportunidades de networking que podem ser importante para o crescimento da sua empresa. Com o networking, podem surgir novas parcerias, aumento da carteira de clientes e até a expansão do negócio. Quanto melhor for a comunicação com esses agentes, mais as negociações tendem a ser favoráveis para a empresa.

Sua empresa realiza uma comunicação eficaz com todos os públicos?

Fonte: #NaPrática

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