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Os 4 Ps do Marketing

Para que uma estratégia de marketing tenha sucesso, é preciso, em primeiro lugar, entender quais são os elementos que precisam ser considerados na hora de desenvolver as ações.

Esses elementos são conhecidos como os 4 Ps do marketing: Preço, Praça, Produto e Promoção.

Os 4Ps, também conhecido como Mix de Marketing ou Composto de Marketing, foi criado em 1960 pelo professor Jerome McCarthy em seu livro “Basic Marketing “ e se popularizou graças aos estudos de Philip Kotler, que conferiu ao método um caráter mais prático.

Mesmo quase 60 anos depois, aplicar os conceitos dos 4Ps são determinantes para o sucesso de qualquer modelo de negócio.

Confira!

P de Produto: é em torno dele que os outros Ps são criados. Apesar de definirmos o primeiro P do marketing como produto, saiba que os serviços também fazem parte dessa categoria. O produto é à base da existência das empresas e é ele que satisfaz as necessidades dos consumidores. Deve ser desenvolvido para atender as necessidades e desejos, por isso é fundamental fazer pesquisas de mercado, analisar dados para conhecer melhor o público antes de lançar um produto ou serviço. Afinal não adianta ofertar algo que não tenha mercado suficiente para compensar todos os custos envolvidos na produção e na comercialização. No P do produto deve-se ainda considerar tudo que é oferecido aos clientes, tais como formato, design, embalagem, qualidade, garantia e assistência técnica. É importante considerar esses aspectos para promover melhor experiência de uso do produto ou serviço pelo consumidor.

P de Preço: a tarefa de colocar preços em produtos – precificar – não é tão simples. Ela envolve uma vasta compreensão sobre consumidores, mercado, competidores, fornecedores, tributações. Portanto, o P de preço deve ser definido de olho nas projeções de lucratividade e nos preços dos concorrentes, mas também em como o público vai absorver essa informação. Além do preço de lista, devem-se definir também as políticas de desconto e parcelamento, que também afetam as percepções e escolhas do consumidor.

P de Praça: O P de praça é também conhecido como ponto de venda ou canal de distribuição, aborda o modo como o produto é distribuído no mercado e como o cliente chega até ele. Produzir um produto e disponibilizá-lo ao consumidor exige a existência de uma rede de relações entre clientes, fornecedores e revendedores, integrados na cadeia logística da empresa produtora. A distribuição refere-se aos canais através dos quais o produto chega aos clientes e inclui ponto de vendas, pronta-entregas e as diferentes vias de compra. Com a internet, essas possibilidades se ampliaram ainda mais, não se limitando apenas ao espaço físico, mas também engloba a distribuição de produtos no ambiente virtual.

P de Promoção: é aqui que a publicidade entra. O P de promoção, aqui, não está relacionado a ofertas e liquidações, mas sim ao ato de promover uma marca, produto ou serviço com o objetivo de persuadir o consumidor a realizar uma compra. Para usar corretamente essa ferramenta do Mix de Marketing é interessante estar atento a algumas situações como: onde será anunciado o produto, qual é a melhor época para realizar ações de divulgação e que padrão deve ser seguido para manter os clientes. Estudar como a concorrência divulga seus produtos ajuda também a entender melhor como e onde atingir o público-alvo.

Entender, conhecer e aplicar os 4 Ps do marketing é importante para o sucesso de um produto, serviço ou negócio. Apesar de ser simples de aplicar na prática, exige pesquisa e análise de mercado para que seja realmente eficiente para gerar ações mais assertiva.

Fonte: #NaPrática

 

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