> #NaPrática > Os profissionais de comunicação e os signos

Os profissionais de comunicação e os signos

Diante do grande desafio que é produzir uma boa comunicação empresarial, as diferentes personalidades do zodíaco acionam seus recursos.

Áries

Este profissional é bastante dinâmico e não costuma perder tempo. Ao ter uma boa ideia, não se contém e vai à luta para desenvolver sua pauta. O ariano é movido por desafios.

Não importa qual seja a dificuldade, ele dará um jeito de superá-la. Se não receber o retorno na velocidade esperada, provavelmente resolverá o assunto sozinho, “queimando” algumas etapas. Lentidão, burocracia e formalidades podem deixar um típico nativo de Áries bastante irritado. Seus artigos são produzidos em ritmo rápido e costumam chamar a atenção pela coragem e ousadia. O ariano com frequência toma a frente de uma situação de crise e assume a tarefa de solucioná-la, encarando francamente os problemas.

Touro

O nativo de Touro precisa de tranquilidade para se concentrar e prazo suficiente para produzir bons conteúdos. Se sofrer pressão excessiva é mais provável que sua teimosia entre em cena e prejudique o resultado final. Para ele a elaboração de um bom texto depende do quanto é possível familiarizar-se com as ideias, apreciá-las e digeri-las, como se elas fossem um delicioso prato de comida. O taurino gosta de focar-se num assunto por vez, examinando todas as possibilidades que o tema pode proporcionar. Só assim ele tem a segurança de entregar o melhor trabalho possível. Este profissional se destaca por sua grande produtividade, desde que suas necessidades sejam respeitadas.

Gêmeos

Gêmeos é sinônimo de comunicação. Muitos profissionais da área têm este signo em destaque no seu mapa astral. Transmitir ideias, trocar conhecimentos, estabelecer contatos, entender de tudo um pouco sem se especializar, são importantes necessidades da personalidade geminiana. Este é um signo versátil e engenhoso, que leva seus nativos a abraçarem várias atividades profissionais simultaneamente ou a desenvolverem duas ou mais carreiras completamente distintas. O geminiano é multimídia e se adapta às necessidades de cada momento, driblando as dificuldades que encontra pela frente.

Seus textos em geral são muito bem-humorados.

Câncer

O canceriano é o profissional mais indicado para desenvolver projetos de comunicação

de caráter histórico, como os de gestão de memória empresarial. Ele é capaz de elaborar perfis de sócios e antigos funcionários com a carga emocional que o tema merece, devido à importância que os sentimentos têm em sua própria vida. Sensibilidade para entrevistar

é uma grande ferramenta no desenvolvimento do seu  trabalho. O interesse e o respeito pelo passado fazem dele um hábil pesquisador e alguém que sabe como utilizar este recurso em seus textos. Seus diferenciais são a imaginação privilegiada e a facilidade para perceber as necessidades do público.

Leão

O leonino tem a capacidade de fazer o leitor se sentir alguém especial, assim como tudo

o que é objeto dos seus artigos. Ele capta o que há de melhor e mais sofisticado, a fim de valorizá-lo por meio da comunicação. O bom gosto comum aos nativos de leão os torna ótimos gestores de eventos. Para eles é preciso oferecer ao público algo realmente divertido, a fim de surpreender e encantar. Sua postura em geral é a de um líder, o que o leva a abrir a própria empresa ou, trabalhando em equipe, ser o responsável pelo atendimento dos dirigentes das corporações. Reconhecimento é a chave para a motivação de um profissional deste signo.

Virgem

O virginiano tem uma capacidade de observação fora do comum. Seus artigos são ricos em detalhes e demonstram a facilidade que ele tem para estabelecer comparações e para analisar tudo o que vê pela frente. Em situações de crise o nativo de Virgem é ponderado. Por meio da lógica e do bom senso consegue desenvolver a mais adequada argumentação. O texto é para ele como uma escultura, que vai sendo aprimorada aos poucos, cada vez que é submetida à sua criteriosa avaliação. O virginiano típico não faz questão de ficar sob a luz dos holofotes. Destaca-se pela  qualidade do trabalho que produz e pela sua utilidade como prestador de serviços.

Libra

Os artigos de um libriano costumam considerar vários pontos de vista, refletindo um importante aspecto da sua personalidade: o espírito de justiça. Quem é de Libra identifica a necessidade de formalidade e elegância na elaboração da comunicação e  na organização de eventos e sabe corresponder bem a ela. Transita com naturalidade em situações que envolvam cerimoniais e protocolo. O temperamento conciliador e o traquejo para manter as aparências lhe permitem contornar crises com tanta habilidade que o público pode nem chegar a percebê-las. O libriano é um excelente intermediador nos conflitos corporativos, de ordem interna ou externa.

Escorpião

O talento deste profissional combina com processos de reestruturação da comunicação empresarial e com as necessidades geradas por períodos de transição.  Ele tem a percepção bastante aguçada para detectar o que não vai bem, a sinceridade suficiente para informar a corporação e a força de vontade para implantar as mudanças necessárias. Sua determinação e firmeza também são bastante úteis no gerenciamento de crises. As ações de comunicação que levam em conta a sustentabilidade estão associadas a este signo. O escorpiano sabe exatamente como sensibilizar os diferentes públicos que a empresa precisa atingir, com este importante tema.

Sagitário

O sagitariano pensa grande. Com espírito aventureiro, ajuda as corporações a expandir seus horizontes, em termos de comunicação e de relacionamentos. Ações que envolvem relações internacionais e interação com outras culturas, como  representar a empresa em viagens, são desafios que ele aprecia. É fácil para quem é de Sagitário compreender realidades muito diferentes da sua e pensar em atrativos de divulgação junto ao público estrangeiro. Outro tema sagitariano é a ética. Os aspectos jurídicos que envolvem a comunicação têm neste profissional um gestor bastante sintonizado. Este nativo adora ensinar, tanto na faculdade de comunicação, quanto em seu ambiente de trabalho.

Capricórnio

Concentrado e persistente, este é o melhor planejador do zodíaco. Tem grande talento para identificar falhas e corrigi-las. Costuma investir apenas no que é factível e tem  retorno garantido. O profissional de Capricórnio transita com facilidade junto a gestores poderosos e pode tornar-se um consultor bastante útil devido à sua praticidade, organização e capacidade administrativa. Questões que envolvem hierarquia, burocracia e respeito ao protocolo não são complicadas para ele. O talento do capricorniano o predispõe a atender a área pública. Ele é movido pela ambição, o que não significa apenas salário, mas a possibilidade de ascender profissionalmente.

Aquário

Este profissional é antecipador de tendências. É o mais afinado com as inovações da tecnologia e com as implicações da empresa quanto à sua responsabilidade social. O aquariano compreende rapidamente as necessidades coletivas. É o gestor ideal para desenvolver projetos de comunicação dirigidos às comunidades com as quais a corporação se relaciona. Compreende as exigências de comunicação da web e propõe ações eficazes usando as mídias sociais, pois está profundamente inserido neste universo. O aquariano típico tem espírito de equipe. Conquista a colaboração de colegas e de gestores por meio do seu estilo amigável e companheiro.

Peixes

O texto pisciano demonstra inspiração, percepção e grande capacidade associativa. Quem é de Peixes lida melhor com elementos abstratos e simbólicos do que com a realidade concreta. Encontra boas oportunidades quando a missão é comunicar sobre temas intangíveis, empresas e instituições ligadas à arte, à espiritualidade e aos serviços assistenciais. O ato de escrever representa, além de uma atividade profissional, um veículo para a expressão da sua sensibilidade. Dono de grande empatia, este nativo deixa seus entrevistados muito à vontade. Como ghost writer, obtém ótimos resultados. Ele consegue absorver a intenção do gestor e traduzir suas ideias em palavras.

Por: Sílvia Bacci –  Formada em Comunicação Social pela ESPM. Trabalhou como analista de Marketing no mercado corporativo e foi editora de publicações dirigidas aos públicos interno e externo. Atua como astróloga há 15 anos. É fornecedora de conteúdo e consultora para a elaboração de pautas de diversos veículos.

Fonte: Revista Comunicação Empresarial edição 80

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *